Usando o GIT para Windows (link aqui), consegui configurar meu acesso automático ao SSH do meu servidor no UolHost. Usando um tutorial próprio do UolHost e alguns comando aprendidos num curso de administração em redes usando Linux, cheguei a esses passos para a configuração (lembrando que usei como prompt o Git for Windows e estou rodando no Windows 7). E vamos ao que interessa!
No cliente, usar a linha de comando para gerar a chave:
ssh-keygen -t dsa
É interessante notar que, caso modifique o nome do arquivo, a chave será salva na pasta na qual foi executado o comando. É recomendável deixar o nome padrão que acompanha a recomendação, no caso id_dsa. No fim da execução desse comando, dois arquivos deverão ter sido criados, preferencialmente no caminho padrão C:/Users/usuario/.ssh (no caso do Windows 7 - isso pode ser diferente a depender da versão do Windows utilizada), o arquivo id_dsa e id_dsa.pub, sendo o último a sua chave pública e que deverá ser compartilhada.
Antes do envio da chave, é necessário se logar via SSH e criar na pasta raiz do servidor a pasta .ssh, se esta não existir. Os comandos para isso são:
Logar no servidor (a senha será pedida e no caso do UolHost é a mesma senha usada para FTP):
ssh usuario-servidor@servidor
Criação da pasta e configuração de permissão:
mkdir .ssh
chmod 700 .ssh
Sem estar logado no servidor, enviamos o arquivo id_dsa.pub do computador local para a pasta .ssh do servidor, neste caso usando SCP.
Envio da chave pública para o servidor via SCP:
scp ~/.ssh/id_dsa.pub usuario-servidor@servidor:/home/usuario-servidor/.ssh
Depois da transferência, logamos novamente no servidor e de lá executamos os seguintes comandos que correspondem na cópia do conteúdo do arquivo id_dsa.pub para o arquivo authorized_keys2 e configuração de permissão:
cd ~/.ssh
cat id_dsa.pub >> authorized_keys2
chmod 644 authorized_keys2
No caso o nome do arquivo deve ser authorized_keys2 por uma determinação do UolHost, segundo seu tutorial de configuração de chave pública do SSH, mas poderia ser somente authorized_keys em qualquer outro servidor Linux, a depender da configuração do mesmo.
E pronto! Deslogue e logue via SSH e confirmará que não irá precisar digitar novamente a senha :)
É só.
Nenhum comentário:
Postar um comentário